sábado, 27 de junho de 2009

Dia 28 de Junho!


Dia 28 de junho
Rio pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT


De 25 a 29 de junho de 2009, o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) Fluminense e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social; com apoio do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBT, do Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e do Atelier Almir França realizam um conjunto de atividades como oficinas, mostra de filmes, exposições, rodas de conversa, mobilizações comunitárias, culto ecumênico, atos públicos, entre outros, como seguem na programação oficial.

Por que o dia 28 de junho é o Dia Mundial do Orgulho LGBT?

Na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, freqüentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma batida policial arbitrária, com o intuito de achaque e intimidação, e decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra os homossexuais. Essa revolta é considerada o marco do início do movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade. A reação teve repercussão internacional e o dia 28 de junho foi estabelecido como dia mundial do orgulho LGBT. Em 1970, ativistas pró-direitos dos LGBT nos EUA organizaram uma marcha para lembrar o levante de Stonewall, assim surgiram as Paradas do Orgulho LGBT.

Hoje, a luta pelos direitos de cidadania da população LGBT continua. A homofobia – medo, aversão, preconceito, discriminação e ódio contra LGBT- se manifesta de diversas maneiras, e em sua forma mais grave resulta em ações de discriminação e violência, até o assassinato de LGBT com requintes de crueldade. No Brasil, a Campanha Não Homofobia foi criada pelo Grupo Arco-Íris em outubro de 2008 e, através do site www.naohomofobia.com.br, tem o objetivo de ser um canal de divulgação, pressão e mobilização social, pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06, que criminaliza a homofobia em nosso país.

Acesse o site




e participe do abaixo-assinado virtual para juntos acabarmos com a homofobia no Brasil.


_______________________________________________________________


PROGRAMAÇÃO DO DIA 28 DE JUNHO

10h – Ato pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT

Contra a Homofobia, pela Paz e aprovação do PLC 122/06

Realização: Fórum Estadual de Organizações LGBT, Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT – Rio, Associação das Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (ASTRA-RIO); Movimento D’ELLAS - Rio, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa-Rio; Grupo Conexão G-Rio, Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher (CEDOICOM) - Rio; Grupo Diversidade Niterói (GDN); Grupo 28 de Junho; Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (AGANIM); Grupo Triângulo Rosa – Belford Roxo; Grupo Diversidade Sexual – São João de Meriti; Grupo Cabo Free – Cabo Frio; Grupo Iguais – Cabo Frio; Cores da Vida– Rio das Ostras; Movimento da Diversidade Sexual (MDS) – Macaé; Grupo Pluralidade e Diversidade (GPD) – Caxias, Instituto Arco-Íris de Direitos Humanos e Combate a Homofobia-Rio, Grupo Sete Cores – Niterói, Grupo MOVER-SE – Friburgo, Grupo Nobreza e Grupo Atividade E’Natividade - Natividade.

14h – Inauguração do Centro de Cultura LGBT de Niterói

Local: Rua Aurelino Leal, 31 – Centro – Niterói Informes: 21-9121-2274

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Realização: Grupo Diversidade Niterói (GDN)

14h – Ação de mobilização contra a homofobia e a violência nas favelas da Maré, Jardim Palmares, Morro da Fé, Morro dos Prazeres e Morro do Alemão

Informes: 21-9886-9989

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Realização: Grupo Conexão G

14h às 17h – Divulgação da Campanha Tem Mulheres na Parada!!! – Pelo dia do Orgulho LGBT –

Local: Copacabana (Entre a Barraca da Fau e ao Quiosque Rainbow - em frente ao Copacabana Palace). Informações: 21-9944-2562

Realização: Movimento D’ELLAS

18h – Projeto Vamos Nos Ver – Sessão Especial Orgulho LGBT

Filmes:

Stonewall- O lugar dos meus sonhos

Um grupo de homossexuais tentando viver com dignidade e respeito próprio enquanto eventos acontecem dando início ao movimento pelos diretos LGBT.

Milk- A Voz da Igualdade

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH

19h – Ato Público pelo Dia do Orgulho LGBT em Belford Roxo

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Praça de Heliópolis – Belford Roxo. Informações: 21-8116-3028

Realização: Grupo Triângulo Rosa

__________________________________________________________

CONTINUAÇÃO

29.06 (segunda)

8:30h às 13h - Oficina de Capacitação sobre Transexualidade e Cidadania

Palestrantes: Alexandre Santos (Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), Carla Machado (educadora, participante do Coletivo Nacional de Transexuais e da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT), Marcia Arán (Doutora em Saúde Coletiva – IMS/UERJ), Thaís Ribeiro (psicóloga do IEDE), Majorie Macchi (presidente do Grupo Astra-Rio)

Coffee-Break às 8:30h e Brunch às 13h

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Pça Cristiano Ottoni, Edifício Don Pedro II, sem nº, auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 4º andar Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: SUPERDir/SEAS.DH

CONTRA A HOMOFOBIA. ACESSE E ASSINE


_______________________________________________________________


PARADAS - RIO DE JANEIRO

02/08 – Macaé

09/08 – Sepetiba

30/08 – Nova Iguaçu

06/09 – Cabo Frio

13/09 – Campos dos Goytacazes

13/09 – Duque de Caxias

20/09 – São João de Meriti

20/09 – Cabuçú – Nova Iguaçu

20/09 – Itaperuna

27/09 – Rio das Ostras

04/10 – Niterói

11/10 – Rio de Janeiro

18/10 – Belford Roxo

25/10 – Itaipuaçú - Maricá
--
PARTICIPE - ACESSE - VOTE
www.naohomofobia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para quem sabe urinar, um pingo é letra!
Alivie o estresse e urine suas idéias no seu comentário!