segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pichação que é um ataque

Quem acompanha o Sai na Urina sabe que recentemente enviei uma reportagem para o Jornal O Globo com a foto de uma pichação de um muro aqui perto de casa. A pichação foi realizada por fundamentalistas religiosos com o objetivo de demonizar as pessoas que realizam oferendas e/ou acendem velas para seus santos, seus deuses e/ou seus orixás. E não é que publicaram a matéria!? Sim, publicada no Caderno Baixada, do dia 14.08.2010:

Pois então estou compartilhando com vocês mais uma participação minha na sessão Eu-Repórter, do Jornal o Globo. A tempo, se você leu a matéria anterior aqui no Sai na Urina, faça a linha blasé e ignore meu erro de ortografia quando escrevi "pixação" (com 'x') em vez de "pichação" (com 'ch'). Ninguém é perfeito, não é? Mancada de vez em quando faz bem. E não vou alterar a ortografia, não. Foi por uma boa causa. Deixa lá estar como está; é história!

Enfim, estou compartilhando com você o exercício da minha cidadania - ou xisdadania - que pegou carona no erro ortográfico para corrigir os erros morais do fundamentalismo religioso. A resposta da Prefeitura já era esperada: passou a bola para o Governo do Estado. Mas poluição visual não seria problema da prefeitura!? Ou não é esse o motivo que faz com que os estabelecimentos tenham padrões em suas placas, tal como outdoors e outros cartazes? Ou ainda, acaso tivesse no local a presença de uma autoridade municipal - como um guarda da prefeitura - atitudes de vandalismo como esta não poderiam ser evitadas!?

Como sempre, a prefeitura age com inércia. Literal ou metaforicamente, aquele terreno não era de responsabilidade dessa Casa. O problema é sempre do outro, não é? É por essas e outras que Duque de Caxias está a porcaria que está; a cidade não passa de um latão de lixo gigante que, de reforma em reforma, muda apenas as cores da lata. O que realmente permanece é a essência do chorume.

Vejam a reportagem publicada e a resposta oficial da prefeitura:


Se você for assinante do Jornal O Globo, veja a matéria diretamente no site clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para quem sabe urinar, um pingo é letra!
Alivie o estresse e urine suas idéias no seu comentário!