sábado, 28 de março de 2009

A Cidade Intransitável, São João de Meriti, RJ.

Caros colegas internautas e blogueiros,

Quero compartilhar com vocês uma sensação esplêndida que aconteceu comigo esta semana que passou.
Como vocês sabem, há alguns meses faço o caminho Caxias-São João de Meriti com uma certa frequência! rs... em um determinado trecho, o descaso público, a incompetência da prefeitura e, de quebra, a água das chuvas de verão, juntos, contribuíram para que uma das principais artérias da cidade se tornasse intransitável. Dezenas, senão centenas, de buracos enormes tomaram conta de uma avenida cujo espaço virou palco de verdadeiros shows de malabarismo a quatro rodas.

Indignado com a situação, resolvi fotografar a situação drástica e enviei para o jornal O Globo, para a coluna Eu-Repórter e... não é que publicaram? Mas essa não é a melhor parte! O melhor é que no dia seguinte a prefeitura estava exatamente no local fotografado com uma mega-operação tapa-buracos. Asfaltaram a localidade e, por tempo indeterminado, disfarçaram a timidez de seu trabalho medíocre. Se foi por conta da publicidade que ganhou o fato ou não, eu não sei. Fato é que isso me deixou bastante entusiasmado, empolgado e esperançoso, quase certo de que neste país, neste estado, nesta(s) cidade(s), a voz do povo ainda pode ser a voz de Deus.

Segue abaixo reportagem no site dO Globo. Para quem quiser conferir a matéria diretamente no site, clique no título ou nas fotos.

Mar de buracos no bairro Jardim Sumaré

Fotos enviadas pelo leitor Leandro Rosetti de Almeida

"A cidade instransitável", este deveria ser o título de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A cidade, que já é exemplo do descaso público e da falta de compromisso de seus governantes, padeceu neste verão com as chuvas e seus efeitos sobre o seu quase-asfalto. O resultado são centenas de crateras abertas em vias públicas, em rotas importantes de ônibus intermunicipais, de acesso a shopping centers, postos de saúde e escolas. É impossível ir de um extremo ao outro da cidade sem passar pelo caos asfáltico que danifica dezenas de automóveis todos os dias, que acumula água da chuva no solo, e colabora para a falta de segurança aos motoristas, que são obrigados a praticamente parar o automóvel e realizarem verdadeiros malabarismos em quatro rodas, sob a escuridão de ruas pouco ou não-iluminadas e inseguras. As imagens desta reportagem denunciam o descaso público com a cidade e flagram ônibus e automóveis disputando uma esquina nas proximidades do bairro Jardim Sumaré, no sub-bairro "Trezentos", na Avenida Miguel Couto, onde os buracos e os acidentes já fazem parte da composição da paisagem de uma avenida que liga São João de Meriti ao centro da cidade de Duque de Caxias. O destaque vai para uma kombi que, tentando driblar a enchente ocasionada pelas chuvas do dia anterior, tentou subir na calçada e acabou caindo, em pleno domingo, Dia Mundial da Água, em uma cratera gigantesca, de onde não conseguiu mais sair até, pelo menos, a madrugada do dia 23/03/09.

Fonte: Jornal O Globo


Grande abraço e bom fim de semana a todos.

Leo Rosetti

3 comentários:

  1. é essas fotos mostraram no dia 28 de março um local só, que hoje alguns metros mais a frente esta tudo do mesmo jeito. seria bom se alguem fotografar novamente e mandar de novo, buraco é oque não falta para mostra. é so chegar no bairro da convanca ate o posto de gasolina esta virando pista porque os carros não tem aonde passarem por causa dos buracos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é neguinho só pensa em dinheiro, fazer as paradas certinho que é bom nada... Mas deixa está... já está chegando as eleições vamos ver se alguem se mexe para fazer alguma coisa boa!rs

    ResponderExcluir
  3. valeu amigo são é hoje uma cidade entregue ao nada que prefeito de merda e este que nos temos

    ResponderExcluir

Para quem sabe urinar, um pingo é letra!
Alivie o estresse e urine suas idéias no seu comentário!