sábado, 13 de dezembro de 2008

Aos meus Alunos!



NOTA DE AGRADECIMENTO AOS MEUS ALUNOS



Nem sei se devo chamá-los assim, "alunos". Esta palavra vem do latim alumnus, ou seja, "a-luno", "sem-luz", aquele que não tem a luz, a luz da experiência, do conhecimento, da vida... Eu, porém, discordo das raízes latinas deste vocábulo e, por este motivo, resolvi postar aqui esta mensagem de agradecimento a todos vocês, meus queridos estudantes iluminados e iluminadas. Vocês abrilhantaram o meu ano, vocês são luz, vida, calor... Às vezes calor demais, confesso! Quando resolvem esquentar minha cabeça, sai de baixo!!! Mas o quanto eu aprendo com vocês a cada dia, a cada ano.

Eu tenho o enorme prazer de compartilhar durante o ano com todos aqueles que amo (amigos, amores, amantes...) todas as minhas experiências que passo com vocês. Mesmo aquelas que não foram tão legais, que trouxeram alguma dor de cabeça que tenha me tirado do sério. Isto não significa que este tipo de experiência é "ruim". Tudo o que passo com vocês contribui para meu amadurecimento, para meu crescimento, e na verdade, vocês são meus professores, são vocês os meus patrões, os meus "chefes"... ehehehehe! É para vocês que me dedico e me esforço, é pra vocês que trabalho o ano todo, e espero, humildemente, que eu tenha contribuído para a vida e formação de cada um de vocês. E quanto às experiências, tem aquelas memoráveis, aquelas fantásticas que não dá mesmo para esquecer. Lembro da gente brincando de "escravo-de-jó" no começo do ano, fazendo altos jogos, montando maquetes maravilhosas... como esquecer aqueles castelos lindos, aqueles feudos que só vocês conseguem fazer!? Cantar o alfabeto hebraico, ver vídeos no laptop, brincar de fazer múmia no pátio, encenar a Conquista da América, tudo isso tá guardado no meu coração e memória. Sem falar o espetáculo que foi ensaiar e apresentar aquela coreografia no final do ano, em referência ao Dia da Consciência Negra, que também foi lembrado com aquelas maquetes lindíssimas sobre os quilombos. E aí, até agora vocês não responderam: "Vocês conhecem Zumbi?" hahahahaha Tenho certeza que agora conhecem!

Aos meus queridos estudantes do Ensino Médio, fico muito contente em ter encerrado as aulas com a experiência de lecionar para pessoas tão questionadoras, tão críticas, polêmicas, desconstrutoras... Digo isto porque neste mundo de conhecimentos e vivências, é mais interessante desconstruir do que construir, perguntar do que responder, discutir do que aceitar. Ao povo do 2º Ano, gostaria de dizer que foi um desafio, pra mim, trabalhar com vocês todos os temas que abordamos, de aborto a racismo, de diversidade sexual à religiosa, discutir com vocês foi um aprendizado e tanto! Ao povo do 3º ano, faço uma dedicatória especial, porque não nos veremos institucionalmente ano que vem. Quero deixar meus parabéns, porque hoje é a formatura de vocês. Daqui a pouquinho vou me arrumar, senão chego atrasado, e eu não posso perder essa festa! Falta uma horinha só! Também pra mim foi um desafio trabalhar com vocês, fazer todas aquelas provas e simulados, incentivando a cada um a seguir carreira profissional e mostrando a importância de contruir um amanhã com um pouco mais de dignidade.
Estou feliz!

Sabe, é muito difícil ser professor, vocês não fazem idéia do preço que a gente paga por tentar fazer um trabalho diferenciado para vocês. O que tem de gente pra tentar atrapalhar, não está no gibi! Ser professor é uma das profissões mais bonitas, mas ainda a mais atrasada do ponto de vista da inovação, da transformação, da mudança. Sei que nós, professores, podemos mudar o mundo, e sei também que deixamos a desejar a vocês em muitas coisas. Peço desculpas aqui pelas minhas falhas, meus desacertos, meus insucessos, enfim.

Meu desejo maior é que a Educação do nosso país seja instrumento para a construção de um mundo melhor, para isso trabalho, para que a Escola seja o palco deste espetáculo, mas infelizmente hoje nós esbarramos em muitos empecilhos. Não posso deixar de expressar minha indignação contra toda a burocracia, todo o entrave burocrático, ou burrocrático, que atravanca a Educação no nosso país, ou no nosso Estado. Desejo que vocês encontrem daqui pra frente um mundo muito menos mesquinho, menos acomodado, menos falso, menos viciado, porque o mundo que a gente vive hoje, que reflete no nosso sistema educacional, é um mundo falido e vergonhoso!

Desejo também a vocês que jamais se transformem nesses profissionais fim-de-carreira, e que a inovação seja a alma de suas vidas, e que a dignidade de cada um seja alimentada pelo espírito de transformação, e não pelo comodismo de um salário mediano e um trabalho feijão-com-arroz. Infelizmente, muitos de nós sequer sabemos o que estamos fazendo de nossa profissão e de nossa vida. No final, quem acaba pagando são vocês. Mil desculpas pelas nossas falhas enquanto professores, funcionários e diretores!

Se vocês tiverem consciência do papel de vocês neste neste país, neste estado, nesta escola, estejam certos e certas de que vocês podem ganhar o mundo! E é isso que eu desejo e espero.

Por último, desejo a todos e todas, finalmente, FELIZ NATAL! Que esta data não seja apenas um símbolo festivo, mas a lembrança de que pouco mais de 2000 anos atrás, um Camarada nasceu para denunciar as injustiças deste mundo, as desigualdades, a falta de amor ao próximo, e por conta disto foi sacrificado em uma cruz. Independente de sua religião, que a mensagem do Natal possa refletir o que o nascimento de Cristo significou para a humanidade daquela e de todas as épocas, ou seja, a Transformação de Parâmetros, uma Revolução pelo Amor, a Mudança de Ponto de Vista, a Inovação do Saber, a Crítica aos Tradicionalismos, a Revolta contra as Injustiças e contra a Opressão.

A todos e todas vocês, um Ano Novo repleto de felicidades! Nos vemos em 2009!




E mais uma vez, obrigado! Vocês são os meus professores!





Com Amor,

Prof. Leandro


____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

5 comentários:

  1. KCT!!!!
    Adorei esse blog, mto maneiro, um pouco + de " luz " pra nossas vidas.. rsrsr Amei mesmo profe !!! .....Lorena

    ResponderExcluir
  2. ae Leandro sensacional esse seu carinhu e essa sua interação com os seus alunos, concerteeza isso é uma motivação a todos nóis para seguir em frente e continuar lutando.
    concerteza um dia vc vai ser recompençado com muitas vitorias de seus alunos por tudo uki vc tem feito ii vai fazer por eles (seus alunos)

    ae vc tah mudando o mundo sim concerteza esta
    pelomenos uma parte dele

    abraço(Mais ki um professor e mais ki um aluno)agora excelentes amigos de longas datas...

    abraço Ass:EmerShow

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo seu otimo trabalho gostei muito do blogger, belezaaaa, que você continue assim e que vc tenha muito sucesso. vlw prof leandro 1 abraço do seu aluno {luciano}

    ResponderExcluir
  4. ...


    Quanto vale um verbo? A palavra ágil! E quanto vale a palavra andante? O ser que a produz! E quanto valemos nós? Depende do olhar na vida, a começar de si, o que pensa, como pensa o que pensa, o que sente e o que sonha...

    Ganha-se o mundo quando se descobre com asas para além dos sonhos e com alicerces sob os pés da realidade (que nós mesmos construímos, pois quem sabe faz a hora, não espera acontecer!).

    Tudo isso é tão bom quando a gente pára, senta e observa que valeu à pena sorrir demais, sentir demais, semear demais...

    Podes ter certeza que as sementes foram lançadas. A Natureza providenciará os resultados de acordo com o cuidado que cada um tiver de si, de seus sonhos e da força-motriz da realidade que a gente PODE mudar.

    Parabéns ao professor e aos companheiros de aprendizado!


    ...

    ResponderExcluir
  5. Sr.Leo! Eloquaz e verdadeiro como sempre, mais uma vez toca fundo com a dose certa de emoção e argumentação. Ser seu aluno deve realmente ser um privilégio, como sei que é ser sua amiga e companheira de trabalho!
    Beijos e parabéns

    ResponderExcluir

Para quem sabe urinar, um pingo é letra!
Alivie o estresse e urine suas idéias no seu comentário!